MANÁ DA SEGUNDA
9 de janeiro de 2012
Catorze anos servindo as comunidades empresarial e profissional
O Líder Servo
Por Rick Boxx
Pode ser surpresa saber que, a despeito dos elogios que ouvimos ao estilo de liderança “bottom-up”
(de baixo para cima), praticado por diversas organizações de sucesso
nos anos 80, a estratégia tradicional de gestão corporativa permanece a
mesma.
Gurus em administração e liderança fizeram críticas devastadoras ao sistema de gestão hierárquico “top-down”
(de cima para baixo) que dominou as corporações desde a década de 50;
contudo, pouco mudou. Parece que as práticas do passado, de manipulação
de processos com o fim de alcançar objetivos de custos e lucros, ditadas
pelas políticas de comando e controle de informações “top-down”, devem
ser substituídas pela autorização “bottom-up”.
Por
que demorou tanto para nos conscientizarmos que pessoas são mais
importantes que números? Que se tratarmos nossos empregados e clientes
da mesma forma que gostaríamos de ser tratados, a disposição e a
produção aumentam e empresas decolam? Que o maior bem, juntamente com
informações precisas e diretas sobre as necessidades de nossa empresa e
clientes, são os colaboradores que conhecem mais de perto a atividade?
Sendo assim, surpreende saber que a palavra liderança é mencionada apenas seis vezes na Bíblia, ao passo que servo é mencionada 46 vezes somente no livro de Gênesis? A
palavra “servo” no Antigo Testamento e “ministro” no Novo (que é como
CEOs, proprietários e administradores que seguem a Jesus Cristo deveriam
pensar sobre si mesmos) são muito semelhantes à ideia de um “remador
inferior”. Em séculos passados, para evitar a morte pelo calor, os
tetos das embarcações eram feitos de grades metálicas, onde ficavam os
remadores das fileiras superior e intermediária. Não podendo deixar suas
posições, os remadores do piso inferior recebiam a maior parte do
"esgoto" sobre a cabeça.
Esta
não é uma imagem atraente, mas reflete a humildade e abnegação de um
verdadeiro servo. Os que servem ao Deus Altíssimo, como disse Jesus,
compreendem que não estão em suas organizações para serem servidos, mas
para servir, não importa o que de indesejável possa surgir em seu
caminho. Ironicamente, essa qualidade forma líderes nos quais os
empregados confiam e seguem sempre. Aqui estão alguns pensamentos que a
Bíblia oferece sobre servir e liderar:
Servir precede a grandeza. “...Qualquer
que, dentre vós, quiser ser grande, será vosso serviçal. E qualquer
que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos” (Marcos
10.43-44).
Liderar requer colocar os outros em primeiro lugar. “Amai-vos
cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra
uns aos outros” (Romanos 12.10). “Ninguém deve buscar os seus próprios
interesses e sim os interesses dos outros” (I Coríntios 10.24).
Humildade é a qualidade primeira do líder. “Entre
vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se
engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido”
(Mateus 23.11-12). “Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do
que partilhar despojos com os orgulhosos” (Provérbios 16.19).
Bons líderes reconhecem os dons e habilidades seus e dos outros. “Temos
diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada... Se é dar
ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se
é exercer liderança, que a exerça com zelo...” (Romanos 12.6-8).
Próxima semana tem mais!
Adaptado com permissão de um artigo de Randi Walti,
Consultor de Negócios que reside em Melbourne, Florida, USA. Ele é
autor da revista eletrônica, "Business Life Today", no site www.lifbustoday.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é
uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to
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Questões Para Reflexão ou Discussão
1.
Qual o estilo de liderança e gestão que predomina no seu trabalho –
top-down ou bottom-up? Como você vê isso demonstrado no dia a dia?
2. O autor sugere que bons líderes devem se ver como servos. Que você acha disso?
3. Por que você acha que muitos líderes pensam que seus empregados (“seguidores”) existem para servi-los e não o contrário?
4.
Em sua opinião, como os líderes podem exibir humildade genuína para com
os que se reportam a eles? Você acredita que servir a outros com
humildade determina a eficiência de uma pessoa como líder?
Desejando
considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:
Provérbios 12.9; 15.33; 18.12; Marcos 10.45; João 10.11-18; Filipenses
2.3-4; I Pedro 5.5-6.